top of page
Foto do escritorMa. Viviane Rodrigues

UMA SÁTIRA SOMBRIA SOBRE A ESTÉTICA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Atualizado: 3 de jul. de 2022

... E que ajudou a dar nome ao artigo.

Kroll Show é uma série americana de comédia criada e estrelada por Nick Kroll. A série foi ao ar na rede americana de televisão a cabo Comedy Central de 2013 a 2015.

O programa é uma sátira social pesada que parodia muitos aspectos da televisão, da internet e da cultura popular. É quase um mockumentary, e algumas das tiradas vão como mísseis teleguiados nos paradigmas sociais.


Em Dead Girl Town, Nick Kroll interpreta um detetive idiota e misógino (redundância) chamado Logan, cujo mundo gira ao redor de casos com garotas lindas e sem nome que são mortas diariamente.


As piadas macabras e extremas do episódio fazem um tipo de investigação acerca dos principais problemas com as séries de TV que dependem da violência contra a mulher para existir, fetichizando a misoginia e a brutalidade.

Ao ver esse episódio, produzindo o artigo, me lembrei da série The Following, onde em um episódio, um agente do FBI fala que o criminoso não apenas eviscerou 14 meninas adolescentes, mas que ele estava "fazendo arte" (WTF!) Mais uma vez os vilões e sua brutalidade contra as mulheres foram abertamente glamourizados, apagando ainda mais qualquer limite ético possível de ser engendrado na narrativa. Esse é mais um seriado que, comumente, colocava mulheres e crianças em risco em qualquer oportunidade - com cenas variadas de tortura e matança.

* Este post faz parte do ensaio: A CIDADE DAS MULHERES MORTAS: A VIOLÊNCIA REITERADA CONTRA AS MULHERES NA PRODUÇÃO FÍLMICA E SERIADA. Ele será publicado na obra coletiva 15 anos da Lei Maria da Penha: Avanços e Desafios (Coordenadores: Bruna I. Simioni Silva; Larissa Ribeiro Tomazoni e Paulo Silas Filho).





26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page